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quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Meio Ambiente: Tema Terra - Paisagismo

A humanidade acordou para a necessidade de preservar o meio ambiente e impedir a destruição da própria espécie. Nunca os temas ambientais ocuparam tanto espaço na nossa sociedade: degradações ambientais, aquecimento global, degelo das calotas polares, falta de saneamento básico, água em falta, coleta de lixo, reciclagem, alterações climáticas, entre tantas outras. Diante dessas discussões nossa Unidade Escolar passa a redimensionar o seu papel na sociedade, promovendo uma educação preocupada com as problemáticas socioambientais e mais componentes para encontrar soluções. Modificar o ambiente escolar, buscando envolver os alunos na plantação de algumas mudas de árvores frutíferas como também a construção de um jardim, foi o desafio proposto pela unidade escolar aos alunos, uma vez que estes são parte da história da escola. Diante dessas discussões, a escola passa a redimensionar o seu papel na sociedade, promovendo uma educação preocupada com a formação de cidadãos mais conscientes com as problemáticas socioambientais e mais competentes para encontrar soluções. Em face aos seus trinta anos de história, a Escola de Educação Básica Léia Matilde Gerber, sente a necessidade de modificar a paisagem ao seu redor. A escola encontra-se localizada na parte sul do município de Santa Cecília, ao final do bairro Marciliano Fernandes. Com a abertura de debates para a conferência na escola, a comunidade escolar, juntamente com seus trezentos e vinte e um alunos optaram pelo projeto com o tema “Terra: Paisagismo”, através desse desafio a comunidade firmou parcerias com a Epagri, Secretaria da Agricultura, SDRs e comércio local. O projeto tem como primeira proposta a modificação da área frontal da escola, posteriormente ampliar para as demais áreas que possam ser plantadas árvores frutíferas, como também a colocação de bancos e pufs confeccionados a partir de reciclagem, revitalizando a grama e flores já existentes. Por se tratar de um projeto grandioso e tendo em vista poucos recursos, aos quais a escola dispõe, o projeto se estende até dezembro de 2013, o que conseqüentemente será mantido com a manutenção do mesmo. Os recursos aos quais a escola dispõe são os seguintes: materiais recicláveis diversos, doações de mudas, mão de obra técnica especializada e parcerias com órgãos acima já citados. O primeiro passo para trabalhar a educação ambiental é criar, na escola um ambiente capaz de envolver os professores e desenvolver, nos alunos, capacidades específicas que lhes permitam compreender a diversidade da vida no planeta, reconhecer situações de desequilíbrio ambiental e a importância de se conservar o meio. É na pratica que se fixa o conhecimento e se trabalha para promover um futuro mais sustentável. Os saberes adquiridos em sala de aula ou na comunidade por meio da observação, pesquisas ou debates são uma excelente matéria-prima para o exercício da cidadania planetária, que reconhece que somos parte da terra, na qual podemos viver em harmonia.

Um comentário:

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